“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

LAS VIENAS ABIERTAS DE LA AMERICA LATINA........

LITERATURA COM CAFÉ....... - hoje senti vontade de fazer uma resenha/resumo de um livro para vocês......

AMÉRICA-LATINA
MOTIVO: BONS LIVROS NUNCA DEVEM SER ESQUECIDOS.......LEIA E RELEIA....(SEMPRE!) - APESAR DO TEMPO TRANSCORRIDO - NUNCA PERDEU SUA "ATUALIDADE"....

CULTURA-GERAL -
Resultado de imagem para as veias abertas da america latina
Sinopse: … - SEM HIPOCRISIAS - Galeano, ao invés de enfatiotar-se com roupagens acadêmicas, quebra a cronologia linear da historiografia oficial para desnudar o saque ao continente que persiste desde o Descobrimento...... 
E narra com clareza que as metrópoles podem mudar de sede, mas sua sede permanece insaciável. 

E põe a nu os truques, que podem mudar de nome mas nunca de essência, utilizados pelas classes dominantes sempre em associação, ou com o apoio, dos poderes imperiais…. 

Os mecanismos de poder, os modos de produção e os sistemas de expropriação, que nos são comumente apresentados como produtos do destino, enfrentam o confronto dos fatos na história deste continente e são claramente desmistificados. 

Como resultados da "criação humana", eles podem ser modificados.... 

Mas a mudança exige ciência e consciência

Daí a importância da leitura deste livro. 


----> “…relata os quase 500 anos de exploração econômica e miséria social na América Latina"....

Minha opinião:

Na minha última visita a biblioteca, achei esse livro e de cara me lembrei de ter lido comentários sobre ele há "trocentos" anos atrás.... 

E resolvi pegar emprestado. 

Eu realmente gosto de literatura de "fantasia" (ex.: Tolkien, Martin…) mas de vez em quando é preciso sair desses "mundos" ‘paralelos’ e aprender mais sobre o nosso mundo

------> E esse livro com certeza é uma oportunidade ótima pra isso. (DEVERIA ATÉ SER TEMA DE "ENEM".....)

A priori parece uma leitura difícil e demorada. .....

É muita informação, e em alguns momentos vocês sentirão dificuldade em acompanhar. 

Mas não desista, porque lendo esse livro você aprendi/aprenderá MUITAS coisas que a gente não aprende na escola, e que a mídia faz questão de esconder

É até estranho pensar como se pode morar aqui e ignorar tudo isso....(!)

O livro relata a exploração da América Latina pelos portugueses/espanhóis/ingleses,/    HOLANDESES e posteriormente, pelos norte americanos. 

Ele traz explicações para certas questões que sempre me intrigaram, tipo: 

Porque as ‘coisas’ deram certo nos EUA e não aqui? 

Porque, se vivemos em solo tão rico, RELATA-SE como um país "subdesenvolvido"? ( AQUELAS "PSEUDO-REUNIÕES" QUE NÃO ENGANAM NEM O PIOR DOS "VIDENTES"(!) - .....




Poderia até falar mais , porém está tudo criptografado, em "nuvem", i-pad, iphone, etc........
Resultado de imagem para indigena chorando
Não dô a Minima, a não ser que meu "candidato" diga "páre"(!) - sei que a maior parte de meus leitores não vão me escutar...... meteoros,tremores, afundar nas águas,..... - querem ouvir?Daí, entendo.......por certo, nós nos comunicamos por "códigos."....... - Não quer acreditar?!? 

OK, .... não faz a menor diferença........ - os humanos querem ver "monstros".....mas o quem são "monstros"? Se estes se matam entre si..... se cheguei ao ponto de escrever isso como um "amigo" = to tentando avisar...... 

Os colonos da Nova Inglaterra, núcleo original da civilização norte americana, não atuaram nunca como agentes coloniais da acumulação capitalista européia; desde o princípio, viveram ao serviço do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento da sua terra nova.... 

(Parece complicado né? 

Mas não é... "ligue os pontinhos"....)

O subdesenvolvimento latino americano é uma consequência do desenvolvimento alheio, que os latino americanos, são pobres - porque   "rico " - é o solo que pisamos e que os lugares privilegiados pela natureza têm sido amaldiçoados - por interesses escusos - pela história. ( E, convenientemente, eles não ensinam aos estudantes isto....) 

Acho que tem gente na com muito mais conhecimento de causa discutindo sobre o livro  mas o que eu posso dizer é que eu curti a leitura, porque eu aprendi muitas coisas sobre as quais eu não fazia nem ideia – e que me ajudam a entender melhor a situação do Brasil e do continente atualmente. 

-----> E, aprendendo essas "coisas novas", a gente deixa de pensar – e falar – certas besteiras que são bem típicas de quem aprendeu só uma parte, muito pequena e "mascarada", da história do nosso continente e do Brasil....
Resultado de imagem para exploração DA AMERICA LATINA
É claro que, assim como tem quem defende o livro, também tem quem o ataque....(faz parte do processo....) 
Resultado de imagem para exploração DA AMERICA LATINA
O que se ensina que não são verdades inquestionáveis tudo o que é apresentado no livro.

Acho que cada um lê tire as suas próprias conclusões e, principalmente, pode partir para outras leituras, buscar mais informações, aprender mais sobre o assunto. 
Resultado de imagem para exploração DA AMERICA LATINA
De qualquer forma é uma leitura que eu recomendo, nem que seja como um primeiro passo pra se conhecer a (verdadeira) história da América Latina.....
Resultado de imagem para escravidão negra brasil colonial
(continua) - OBS.: Aos meus leitores que moram em outros países tentem encontrar a "tradução" desta letra/música...... grata, bjsss... 



Resultado de imagem para escravidão no brasil

Resultado de imagem para CASAL NEGRO TRISTE gif
Música (in Portuguese....) - by Dorival caymmi)

"Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê
Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê
Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê
Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê

Vida de negro é difícil, é difícil como o quê...
Vida de negro é difícil, é difícil como o quê,
Eu quero morrer de noite, na tocaia me matar,
Eu quero morrer de açoite se tu, negra, me deixar.....

Vida de negro é difícil, é difícil como o quê...
Vida de negro é difícil, é difícil como o quê,
Meu amor, eu vou-me embora, nessa terra vou morrer....
Um dia não vou mais ver, nunca mais eu vou te ver...

Vida de negro é difícil, é difícil como o quê....
Vida de negro é difícil, é difícil como o quê,

Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê
Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê

Vida de negro é difícil, é difícil como o quê,
Vida de negro é difícil, é difícil como o quê,
Eu quero morrer de noite, na tocaia me matar,
Eu quero morrer de açoite se tu, negra, me deixar...

Vida de negro é difícil, é difícil como o quê, (Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê)
Vida de negro é difícil, é difícil como o quê,
Meu amor, eu vou-me embora, nessa terra vou morrer....
Um dia não vou mais ver, nunca mais eu vou te ver....

Vida de negro é difícil, é difícil como o quê (Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê...)
Vida de negro é difícil, é difícil como o quê...."Resultado de imagem para NEGRO CHORANDO GIF

A AMERICA LATINA ( PARA MEUS AMIGOS FRANCO-GERMÂNICOS - ENTENDERAM A "IRONIA" DOS  DEUSES.......) - SE ESCONDER DE QUÊ MESMO?!

Resultado de imagem para america latina




(That's is ( A "america-Latina")
Resultado de imagem para crianças negras diferentes




Resultado de imagem para crianças negras diferentes
(óbvio que é uma mutação espontânea......) - A GAIA sempre dá um "jeitinho"..... (continua......)