“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


sábado, 18 de junho de 2016

NOVAS TEORIAS DAS FORMAÇÕES PLANETÁRIAS......

ASTRONOMIA & CIÊNCIAS -

Uma Estrela que pode conter "pistas" sobre as formações (origens) de planetas


Em 1936, a "jovem estrela" FU Orionis começou a "absorver" o material de seu disco circundante de gás e poeira - "devorando" com uma voracidade súbita

Durante uma "farra" de três meses, como matéria transformada em energia, a estrela tornou-se 100 vezes mais brilhante, aquecendo o disco em torno dele para temperaturas de até 12.000 graus Fahrenheit (7000 Kelvin). 

FU Orionis ainda está devorando gás por estes dias, embora não tão rapidamente....

Este brilho é o evento mais extremo de seu tipo que foi confirmado em torno de uma estrela do tamanho do Sol, e pode ter implicações para como as estrelas e os planetas se formam. 

O bicarbonato intenso de disco em torno da estrela provavelmente mudou sua composição química, material alterando permanentemente que poderia um dia se transformar em planetas.

O brilho da estrela explodindo  de FU Orionis foi desaparecendo lentamente desde a sua primeira flare-up em 1936. 

Os pesquisadores descobriram que escureceu em cerca de 13 por cento em comprimentos de onda infravermelhos curtos a partir de 2004 (à esquerda) e 2016 (direita).

"Ao estudar FU Orionis, estamos vendo os anos de um absoluto bebê   sistema solar", disse Joel Green, um cientista do projeto no Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, em Baltimore, Maryland. 

"Nosso próprio Sol pode ter ido através de um brilho semelhante, o que teria sido um passo crucial para a formação da Terra e de outros planetas do nosso sistema solar."

Observações de luz visível de FU Orionis, que é de cerca de 1.500 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Orion, têm mostrado astrônomos que brilho extremo da estrela começou enfraquecendo lentamente após a sua inicial explosão em 1936 . 

Mas  Green e seus colegas queriam saber mais sobre a relação entre a estrela e o disco circundante. 

É a estrela ainda excessiva ingestão de isso? 

É a sua composição mudando? 

Quando vai voltar brilho da estrela de  níveis pré-irrupção?

Para responder a estas perguntas, aos cientistas foi necessário para observar o brilho da estrela em comprimentos de onda infravermelhas, que são mais do que o olho humano pode ver e fornecer medições de temperatura.

Green e sua equipe compararam dados de infravermelho obtido em 2016 usando o Observatório estratosférico para a astronomia infravermelha, Sofia, a observações feitas com o telescópio espacial de Spitzer da NASA em 2004. 

SOFIA, maior observatório transportado por via aérea do mundo, é operado conjuntamente pela NASA e do Centro Aeroespacial Alemão e fornece observações em comprimentos de onda já não atingível por Spitzer. 

Os dados SOFIA foram feitos usando o instrumento Forcast (fraco objeto de câmera infravermelha para o Telescópio SOFIA).

"Ao combinar os dados dos dois telescópios recolhidos ao longo de um intervalo de 12 anos, fomos capazes de obter uma perspectiva única sobre o comportamento da estrela ao longo do tempo", disse Green. 

Ele apresentou os resultados na reunião da American Astronomical Society, em San Diego, esta semana.

Usando estas observações em infravermelho e outros dados históricos, os pesquisadores descobriram que FU Orionis tivesse continuado com seus "lanches vorazes" após o evento brilho inicial: 

---> A estrela tem comido o equivalente a 18 planetas como Jupiter nos últimos 80 anos.

As medições recentes fornecidos pelo SOFIA informam os investigadores que a quantidade total de energia da luz visível e infravermelha que saem do sistema FU Orionis diminuiu cerca de 13 por cento ao longo dos 12 anos desde que as observações do Spitzer. 

Os investigadores determinaram que esta diminuição é causada pelo escurecimento da estrela em comprimentos de onda infravermelhos curtos, mas não em comprimentos de onda mais longos. 

Isso significa que até 13 por cento do material mais quente do disco desapareceu, enquanto que o material mais frio manteve-se intacta.

"A diminuição do gás mais quente significa que a estrela está comendo a parte mais interna do disco, mas o resto do disco essencialmente não mudou nos últimos 12 anos", disse Green. 

"Este resultado é consistente com modelos de computador, mas, pela primeira vez somos capazes de confirmar a teoria com as observações."

Os astrônomos preveem, em parte com base nos novos resultados, que FU Orionis vai ficar sem material quente para 'comer' dentro dos próximos cem anos. 

Nesse ponto, a estrela vai retornar ao estado em que estava antes da dramática 1936 evento brilho. Os cientistas não tem certeza que a estrela era como antes ou O QUE  desencadeou a "agitação" de "alimentação"...

"O material cair na estrela é como água de uma mangueira que está lentamente a ser comprimido fora", disse Green. "Eventualmente, a água vai parar."

Se o nosso Sol teve um evento iluminado como FU Orionis fez em 1936, isso poderia explicar por que certos elementos são mais abundantes em Marte do que na Terra. 

Um brilho de 100 vezes repentino teria modificado a composição química do material de perto à estrela, mas não tanto mais longe a partir dele. 
Porque Marte formou mais longe do Sol, a sua componente material não teria sido aquecido, tanto quanto a da Terra era.

Em algumas centenas de mil anos de idade, FU Orionis é uma criança no tempo de vida típico de uma estrela

Os 80 anos de brilho e desbotamento desde 1936 representam apenas uma pequena fração da vida da estrela até agora, mas essas mudanças aconteceram para ocorrer num momento em que os astrônomos puderam observar.

"É incrível que um disco protoplanetário inteira pode mudar em um curto espaço de tempo tal, dentro de uma vida humana", disse Luisa Rebull, estudo co-autor e cientista de pesquisa no Processamento e Análise Centro de infravermelho (IPAC), com base no Caltech, em Pasadena, Califórnia.

Planos de Green para ganhar mais conhecimento sobre o fenómeno de alimentação  de FU Orionis com o Telescópio Espacial James Webb da NASA, que será lançado em 2018. 

Sofia tem espectrómetros de alta resolução infravermelho médio e instrumentação científica far-infrared que complementam quase-planejado de Webb e infravermelho médio capacidades. 

Spitzer é esperado para continuar a explorar o universo em luz infravermelha, e permitindo inovador investigações científicas, no início de 2019....

OBS.: Jet Propulsion Laboratory da NASA-  em Pasadena, Califórnia, administra a missão do telescópio espacial Spitzer da NASA. operações científicas são realizadas no Centro de Ciência Spitzer no Caltech. operações de naves espaciais são baseados na Lockheed Martin Space Systems Company, Littleton, Colorado. Os dados são arquivados no Arquivo Científico Infrared alojados no IPAC no Caltech. Caltech administra JPL da NASA.

2) "SOFIA" é um projeto conjunto da NASA e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O avião é baseado na facilidade NASA Armstrong Flight Research do Centro em Palmdale, Califórnia. Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, administra as operações científicas e de missão Sofia, em cooperação com as universidades Espaço Research Association (USRA) sediada em Columbia, Maryland, e do Instituto SOFIA Alemão (DSI) da Universidade de Stuttgart.

(creditos: NASA & Jet Propulsion Laboratory - agradecimentos à Daniel L. / UND)/Universe Today/

Para mais estudos, visite a NASA: