“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


domingo, 16 de agosto de 2015

"O GRANDE LEVIATÃ..."

O GRANDE LEVIATÃ........

DA SERIE:
"RELEITURAS...."

"QUALQUER SEMELHANÇA...É MERA COINCIDÊNCIA....(SERÁ?)

"DO GRANDE LEVIATÃ"
                  
CULTURA-GERAL.......

O "Leviatã", como vocês sabem, é um ser mitológico, um monstro do caos primitivo, cujas origens remontam à mitologia fenícia.... 

Como 'derivação' - por metáfora, ensina Houaiss - Leviatã 'é o Estado, como soberano absoluto e com poder incontrastável sobre seus súditos, assim autorizado no pacto social....' 

No Antigo Testamento (BÍBLIA), a imagem do "Leviatã" foi retratada pela primeira vez no capítulo 41 do “Livro de Jó”

A ele são atribuídas diferentes formas, ora de dragão marinho, ora de serpente ou polvo, o que pouco importa, já que sob qualquer aparência ele é invencível.... 
Basta dizer que "as ondas do mar tremem à sua simples presença", e que uma lança, ou uma azagaia, ou um dardo ou ainda uma espada, se o tocar, não resistirá....... 
Para o Leviatã 'ferro é palha, e bronze é pau podre', professa o Antigo Testamento.....

DICAS DE LEITURA.......

NA POLÍTICA - Ocorre que "Leviatã" (1651) - também diz respeito à obra do cientista político Thomas Hobbes, que viveu entre 5 de abril de 1588 e 4 de dezembro de 1679.... 
O autor 'afirmava que a guerra de todos contra todos só poderia ser superada por um governo central e autoritário....' 

Assegurava que o 'governo central' deveria ser uma espécie de "monstro" – o Leviatã – que concentraria todo o poder em torno de si, normatizando todas as decisões da sociedade....
B) Considerado o melhor roteiro do Festival de Cannes do ano passado, e vencedor do Globo de Ouro, o filme russo “Leviatã” - conta a saga de um homem em luta contra um monstro de muitos rostos, capaz até de dobrar a lei para aplacar sua própria fome. 

É uma metáfora da sociedade em que esse homem subsiste, marcada por franca podridão personalizada na "figura voraz do poder público"....

----> Isso lhe sugere semelhança com algum país?

Tipo assim, .... na América-do-Sul?...

Tipo assim, a "Terra dos Tupinambás"....?!?
A verdade é que temos, sim, o nosso "Leviatã".... 

"Abrigado" não no mar, como o ser "mitológico' -  mas "encastelado" no Congresso Nacional, no Senado Federal e nos "Ministérios" ,.... - e tem uma "fome insaciável" e os impostos são a sua dieta preferencial....

Poderoso, "impõe sua vontade" ("virmêiu-istreladáh"), gerando um binômio perverso em que dá cada vez menos em saúde, em educação, em segurança, recebendo, cada vez mais, em impostos e contribuições.

Tal país, convenha-se, é um Leviatã.... - (continua)....