“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


terça-feira, 5 de novembro de 2013

TERREMOTOS NO RIO GRANDE NO NORTE (BRASIL).....

GEOLOGIA -



É NOTÍCIA!



"Falha" "geológica" provoca tremores de Terra no município de  Pedra Preta (RN) - Brasil.....

Segundo os pesquisadores, a "falha" tem cerca de 3/ 12 km de extensão e que passa pelas cidades locais à Pedra Preta (RN) e com 4 a 9 Km de Profundidade.....

Nos últimos dias foram registrados mais de 100 tremores na região .... e população assustada. Pesquisadores Nao souberam dizer a "origem" da "Falha"....

**********************************************888

NOTA (RESUMO) - Na última semana, a região do município de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, foi atingida por um dos maiores enxames sísmicos do Brasil. Em oito dias foram registrados 265 tremores, que racharam paredes e forçaram moradores a deixarem suas casas.



Normalmente, a atividade sísmica na região de Pedra Preta é bastante elevada. No entanto, a quantidade de tremores observada na última semana foi muito acima do normal, obrigando o prefeito da cidade a decretar Estado de Calamidade Pública.



De acordo com dados registrados pela Estação sismográfica de Riachuelo, localizada a 100 km do local e operada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o maior tremor ocorreu na noite de 31 de outubro e atingiu 3.5 graus de magnitude. 

Apesar de ser um abalo relativamente fraco, a construção precária das casas é preocupante, já que evento um pouco mais intenso pode ter consequências devastadoras na região.

FALHA GEOLÓGICA  -  A causa exata dos tremores é desconhecida, mas a proximidade com a falha geológica de Samambaia, a poucos quilômetros ao leste de Pedra Preta é a causa mais provável.

Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. 

Sua profundidade varia entre 1 e 9 km. Próximo a ela se encontra a falha geológica de Poço Branco, que apesar de ser bem menor também contribui por alguns tremores naquela região.

As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada. Em 30 de novembro de 1986, por exemplo, mais de 3 mil casas e imóveis foram destruídos após a cidade ser atingida por um terremoto de 5.1 magnitudes. 

GEOLOGIA  -    O Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.

Diferente dos abalos de origem tectônicos, que ocorrem nas bordas das placas continentais, os abalos relacionados às falhas geológicas acontecem quando grandes camadas abaixo do solo se tornam instáveis e desmoronam. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles a acomodação natural, movimentos súbitos na crosta ou infiltração de líquidos, embora não sejam incomuns os tremores provocados por grandes barragens localizadas próximas ao epicentro.   

O último grande terremoto registrado no Brasil ocorreu próximo à costa de São Paulo, em 22 de abril de 2008. Na ocasião, um sismo de 5.2 graus foi sentido com bastante intensidade nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

*******************************************

(imagem Mapa - Apollo11)