“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

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“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

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“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

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UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

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"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

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"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

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NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


domingo, 20 de outubro de 2013

CARTA ABERTA DE UMA PROFESSORA (RJ)....

OPINIÃO -

CARTA ABERTA (LEITOR)

"Há dias preparo esta carta. Há dias busco coragem para enviá-la. 

Vi através do  FACEBOOK, dezenas de imagens onde colegas  ao invés de estarem preparando suas aulas, lendo um livro, assistindo um filme, tomando  café ou  chope com amigos estavam apanhando de policiais por  se recusarem a desocupar a Câmara e o Palácio do governo, espaços públicos,  mas que por serem público, devem  ser protegidos, sim....

Recebi  também, vídeos onde  professores, agrediam verbalmente, diretores e artistas de nosso cinema, na abertura do  Fest Rio, na Cinelândia. 

Os gritos de “vendido!”, para aqueles e aquelas que além de cinema fazem TV e atuam na Globo, chega a soar obsceno...

E vi as fotos de professores feridos por PMs, e a praça de guerra em que transformou o entorno da Câmara de Vereadores, no dia da votação do Plano de Cargos e Salários da Secretaria Municipal de Educação, uma contraproposta  ao plano do SEPE.

As imagens se superpõem e percebo, através delas,  o nível de degradação a que chegamos. 

A sensação que tenho é que  professores, que até a pouco tempo éramos respeitados tanto por sermos os responsáveis pela formação das gerações seguintes, quanto por ocuparmos um lugar privilegiado na sociedade, estamos fora do lugar.

Senhorinha, às vésperas da aposentadoria, pergunto-me se foi para isto e por isto que em final dos anos 70, quando a palavra sindicato era proibida, que timidamente iniciamos as discussões em Niterói e Campos, para a fundação de uma entidade que representasse os professores do estado do Rio?

Foi para isto que lutamos para que funcionários públicos pudessem se sindicalizar e ter o direito à greve?

Quando fui pras ruas lutar  pela redemocratização do país, queria que todos, principalmente os que discordassem de mim, pudessem se manifestar. 

E no fim das contas o exercício de ensinar, de formatar o  caráter, que é a principal missão do professor, não se baseia neste princípio? 

Mas, vamos parar e pensar.  

Que lição estamos passando para os alunos, ao invadir prédios, ocupar espaços públicos, depredar bancos e imóveis particulares,  fechar ruas, becos, vielas impedindo o livre trânsito dos cidadãos pela  cidade, aceitar  que  o confronto  e o quebra-quebra substitua o diálogo?  

Então ao fim e ao cabo, o que vale é “ganhar na marra, no grito?”

Justificando a onda de quebra-quebra, colegas  me alertaram: “mas, nem todo profissional de educação é professor”. 

É eu já pensava assim em 1986, quando numa assembléia tumultuada, nos, resolvemos abrir mão do título e nos igualar a todos as pessoas que trabalhassem numa escola, sob o argumento   de  que “ os professores eram trabalhadores como todos os demais, e que portanto não deveriam ter um sindicato só para si, nem receber tratamento diferenciado”....

Sem constar da pauta, sem discussões acerca da proposta, a oposição liderada pela então prof Florinda Lombardi, de triste memória e triste figura , que era da Convergência Socialista, conseguiu aprovar por aclamação, que  nosso sindicato passasse a ser Sindicato dos Profissionais da Educação,  alem de extinguir a hierarquia na composição da diretoria.  

Desde então não temos mais presidente, vice-presidente e etc. 

Todos são diretores e coordenadores  e  toda e qualquer pessoa que trabalhe numa escola  mesmo sem nenhuma formação pedagógica pode representar a categoria, co-dirigir o sindicato e  falar em  nome dos professores  sobre todo e qualquer assunto referente a escola, educação e   ensino-aprendizagem, em qualquer lugar do país e/ou do mundo. 

Para alguns é tudo muito  democrático, igualitário. Para outros  é demagógico, populista, oportunista  e falso. 

Para a sociedade, perdemos o status a dignidade  e a importância.

Pois é!

Há 50 anos ouço  a eterna cantilena de “que os professores sãos os profissionais mais importantes de uma país, porque sem eles não haveria nenhum outro profissional”.  

E falam da subordinação moral do imperador japonês aos professores. 

É bonito e é simbólico. 
Mas não somos japoneses. 
E isto aqui não é o Japão...

Cresci, numa cidade interiorana, onde conhecíamos todos os professores e professoras. 

Pelo nome. 

E eles eram respeitados e reverenciados pela sociedade. 

E quando nos puxavam as orelhas (literalmente ou no sentido figurado), nossos pais os agradeciam. Estavam auxiliando-os na tarefa de nos educar....

Professora de História readaptada por conta da doença auto-imune chamada LUPUS,  ainda   estou na escola, mas fora da sala de aula. 

Por conta disto, colegas mais engajados, ou mais exaltados me dizem desdenhosamente que não posso opinar, ou que é cômodo para mim já que não estou “sofrendo”as agruras do cotidiano”. Talvez. 

Acompanhando o noticiário,  fica evidente, que com raríssimas exceções, a mídia não está nos apoiando. 

Após 60 dias de greve,  os mais importantes jornais e emissoras de TV, não colocaram na sua pauta a greve  que é estadual e municipal  como tema relevante. 

Os pais e  responsáveis não estão conosco. Muito pelo contrário.  

Na verdade estamos sozinhos.  

Por quê?  O que está acontecendo?   Como chegamos a isto?

Aprendi, que em toda  ação política  é preciso “pensar globalmente e agir localmente”, ou seja cada um ao atuar no seu quintal, deve ter  sempre como referência o que acontece  fora dele. 

E parece-me que neste momento, os professores,  perdemos a capacidade de analisar o espectro político que nos rodeia. 

E é em função disto que também  escrevo....

Parece claro  que no fundo, o que está em jogo, não é a questão salarial dos professores, nem a qualidade da educação carioca e fluminense.

O que está sendo jogado no campo político, é a existência da CONLUTAS, uma central sindical à esquerda da CUT e da Forca Sindical, que agrega o PSOL, o PSTU, o PCO  e  alguns grupelhos políticos, que ainda não conseguiram se transformar em partidos. 

Porém,  ao governo, não interessa  uma central que desfralde as bandeiras que o PT empunhou há 30 e  passe a confrontá-lo. 

É aí que se dá o embate.  

Ações do Sindicato (por exemplo  a elaboração de um plano de cargos e salários totalmente fora da realidade) evidenciam  que sua preocupação   é apenas com ele mesmo para o fortalecimento da CONLUTAS. 

Afinal,  o Sindicato dos professores é um grande trunfo, para sua criação e/ou fortalecimento, pois representa 140  mil professores.

O importante é que  o SEPE esteja por um tempo na mídia. Ganhar ou não faz pouca diferença. 

E os professores que fiquem com o ônus de uma greve desgastante, inoportuna e odiada.  O importante é o SEPE aparecer. 

E nada como uma greve para apontar os holofotes prum sindicato, principalmente quando haverá eleições ano que vem.
Historicamente, nós  professores temos fama de bons eleitores.  

Afinal colega, você sabe quantos parlamentares já elegemos neste 35 anos? 

E quantos saíram do próprio  Sindicato?  

Se isto trouxe ganhos  para a categoria é outra história.
Aliás, caro colega, .....


  • você sabe que correntes políticas há anos  controlam  o SEPE?  
  • E você concorda com elas?  
  • Já procurou saber  as posições político ideológicas, que norteiam os diretores do seu sindicato?  
  • Você conhece o currículo de cada diretor ou diretora do Sindicato que você sustenta? 
  • (Qual a matéria que leciona? 
  • onde se formou? 
  • quantos anos de magistério? 
  • por quais escolas passou? 
  • Em quantas CREs trabalhou?  
  • Regeu turmas por quanto tempo? 
  • Dava aulas mesmo? 
  • É/era considerado bom professor pelos pais e pelos alunos e pelos colegas? 
  • É/era  Filiado a que partido? 
  • Qual a religião?..............??!?)
Mas é Bobagem né?! 

Afinal não temos esta  cultura nem esta formação. 

Nem em relação aos parlamentares que elegemos tomamos estas precauções. 

Depois, passamos  a vida a xingá-los, a menosprezá-los, como se não fôssemos responsáveis pela sua existência, com se eles tivesses saído de Marte, e não do meio de nós.

É isto.

Desculpem-me colegas. 

Vocês sabem que  professores são por vezes invasivos.  

Gostam de ”se meter onde nem são chamados”. Até por “deformação  profissional” embora haja  alguns que gostem de discutir, debater, opinar e ouvir os contrapontos e encontrar interlocutores.

Aos 5 anos, muito antes  de “ser gente” resolvi que seria professora.  

Desde então meu  compromisso profissional  foi com a escola e com a educação.  

Por isto este estado de coisas me incomoda. E muito. 

Portanto, se após este desabafo, for  rotulada de  “elitista”, “direitista”, neo-liberal”  “eleitora do PSDB”  entre outros, epítetos tão caros aos militantes,  será a glória. 

Significa que consegui incomodar...."

( by Helena M. de Souza - Prof. História - EM Barão de Itacurussá/Tijuca -RJ)