“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A VERDADEIRA "LIBERDADE" É PODER FALAR MAL.....& TER OPINIÃO....!

PONTO-DE-VISTA:
A QUESTÃO DA "CENSURA".....

OPINIÃO -

A LIBERDADE MESMO É PODER FALAR MAL....


Toda essa luta a respeito de autorizar ou não biografias tem tudo a ver com um assunto que nos diz respeito, sejamos ou não biógrafos: 

a liberdade de imprensa – ou seu sinônimo, a liberdade de expressão. 

Se precisamos de autorização para falar de Roberto Carlos, de Caetano Veloso, se estamos sujeitos a proibição da família quando falamos do grande Mané Garrincha, a liberdade de expressão simplesmente desapareceu do país. 

E o beneficiário maior da liberdade de expressão, o cidadão que tem o direito de ser informado, perde esse direito....

Não falemos de personagens atuais; falemos de um passado já antigo. 

A família imperial poderia processar-nos por relatar, num livro ou numa matéria jornalística, o caso entre D. Pedro I e a Marquesa de Santos?!?..

Ou de um passado mais recente: 

a família do ex-presidente Juscelino Kubitschek poderia processar-nos por relembrar o caso que manteve por vinte anos com Maria Lúcia Pedroso? 

Ou, indo mais longe: a família de Adolf Hitler poderia tentar proibir que se publique sua biografia, onde constam fatos desabonadores para sua reputação?

Voltando aos tempos atuais: 

Palmério Dória, em seu "Honoráveis Bandidos" - faz uma narrativa cruel sobre a família Sarney. 

Teremos de enfrentar a realidade de que Sarney, o donatário do Maranhão, o presidente do partido de apoio ao regime militar, é mais tolerante do que nossos artistas supostamente libertários?!?...

Não, não dá. 

E dizer que os biógrafos "ganham" ao narrar a "vida" de seus personagens, enquanto estes nada recebem, é uma grosseira tentativa de mistificação.... 

  • Caetano Velloso, por exemplo, nada pagou à atriz Vera Zimmerman, sua musa na composição "Vera Gata"


  • Não teria sentido pagar à família de Betinho pela homenagem a ele prestada por Aldir Blanc e João Bosco em "O Bêbado e a Equilibrista"


  • Laurentino Gomes, em sua festejada trilogia sobre o início do Brasil como nação (LIVROS: 1808, 1822 e 1889), deveria pagar a quem ?!?... – à família Orléans e Bragança, ao Chalaça, à família Hohenzolern, da imperatriz Leopoldina, ao extinto reino das Duas Sicílias, origem da imperatriz Teresa Cristina?!?...


----> O fato é que todos gostam da liberdade de expressão quando esta "liberdade" serve para falar "bem" deles.... 

---> Poucos a toleram quando a realidade não é tão favorável às vezes.... 

E o argumento de que, numa biografia, pode haver elementos de inverdade, é absolutamente ridículo: ---> para isso existe a Justiça....

E, li uma antiga biografia de Roberto Carlos, "O Rei e Eu" - escrita por seu ex-mordomo, Nicholas Mariano....

E até hoje não conseguiu-se entender por que Roberto Carlos lutou tanto para "proibi-la" e recolher os exemplares em circulação....(??!?)

(continua...)


duke