“É desanimador ver quantos ficam “chocados" com a HONESTIDADE e quão poucos pelo engano....”


"Um guerreiro tem que ser implacável, astuto, paciente e dócil.... Ser implacável não significa ser grosseiro; ser astuto não significa ser cruel; ser paciente não significa ser negligente... e ser dócil, não significa ser tolo...".


"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito...."(Manoel de Barros)


"Uma parte de mim é multidão outra parte - estranheza e solidão.............."

******

“Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira..." - Ferreira Gullar


"As coisas NÃO mudam. Então alguém tem que ir lá e mudá-las"

(P.David Dhoreau)

*******

“EU SOU A DEUSA,

EU SOU A BRUXA,

EU SOU AQUELA QUE ILUMINA E PROTEGE.........

O PODER DA GRANDE MÃE ESTÁ DENTRO DE MIM.

QUE A GRANDE MÃE, A SENHORA DO NORTE,

ENCHA DE FRUTOS A ÁRVORE DA MINHA VIDA.

GRANDE DEUSA QUE HABITA O MEU SER!

SANTIFICA CADA PALAVRA MINHA E CADA ATO MEU,

AFASTA CADA SOMBRA DA MINHA VIDA,

ILUMINA TODAS AS MINHAS ESTAÇÕES,

FAÇA-ME FORTE NA DOR,

FAÇA-ME BELA NO AMOR...

QUE TEU NOME E TEU PODER .

SEJAM O MEU NOME E MEU PODER.

QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA..............”

**********

UM BLOG SEM ESTILO OU PRETENSÕES ....


"Lutar nunca é o bastante, resistir nunca é uma escolha, estar aqui não é por acaso ..."

**********

"Não Permita que o herói dentro de sua Alma, padeça frustrado e solitário com a vida que ele mereceria, mas nunca fora capaz de alcançar. Poderemos alcançar o mundo que DESEJAMOS. ELE EXISTE! É POSSÍVEL! E, acima de tudo, É SEU!..." (por Ayn Rand)

*************

"Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.... Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda, que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa." - (Sabedoria Celta)


"No alto do ramo mais alto, ..... uma tão linda rosa-maçã.... Ah, Mulher!... Esqueceram-na, os apanhadores de frutas ?!?.... Não, não,...... Mãos não tiveram para te colher ......" (Safo – poetisa grega – local: ilha de Lesbos - no séc.VII –a.C.)


“....Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los “viver”, acrescentariam Nova Luminosidade às Estrelas, Nova Beleza ao Mundo e maior Amor ao coração dos homens....."


“ÀS VEZES, SOU TERNA COMO UMA BRISA......

... ÀS VEZES, SOU INTESPESTIVA COMO UM TORNADO..... –

DEPENDENDO DE “COMO”, “QUANDO” & “AONDE” .... -

VOCÊ ME ENCONTRAR....”

==========

NOTA: Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objetivo o lucro. É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).”


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"OS DIAS SAGRADOS PAGÃOS NOS TEMPOS MODERNOS...." - 1A. PARTE



Depois do surgimento da "Igreja Apostólica Católica Romana", alguns templos sagrados ancestrais foram destruídos, queimados ou "transformados" em igrejas (o próprio autor deste texto pôde notar que na cidade de Assis, na Itália, o Templo de Vênus foi transformado em uma "belíssima" igreja), mas todos os Cristãos "esquecem" que muito de suas práticas e sabedorias são originadas de outras religiões. 
Podemos constatar isso ao conhecer a Cabala e vários outros pontos que serão citados adiante.

Na verdade, grande foi o esforço dos católicos para aniquilar da memória humana os grandes festivais da antiguidade e maior ainda, foi o esforço para aniquilar os Grandes Deuses, não importando que eles fossem Egípcios, Assírios, Gregos ou Romanos, entre outros. Para isso, a Igreja sentiu-se encorajada a incorporar alguns aspectos das religiões antigas para si.

Então, em Viajando no tempo, chegamos aos Persas e seu famoso Mithraismo, mas para entendê-lo, precisamos antes voltar no tempo até a fundação da Pérsia, onde eram adorados muitos deuses, entre eles Ahura-Mazda (Deus dos Céus) e Ahriman (Deus da Escuridão). No sexto e sétimo século A.C., uma vasta reforma do panteão Persa foi empreendida por Zarathustra (conhecido em grego como Zoroaster), um profeta do reino de Bactria. A posição de Ahura-Mazda foi elevada a Deus supremo de bondade, considerando que o deus Ahriman se tornou a incorporação do mal.

No Cristianismo nada é diferente: temos de notar que o deus Cristão equivaleria (em sua devida proporção) a Ahura-Mazda e o Satã "Cristão", a Ahriman. Mas a diferença vem quanto à nomenclatura, pois o Mithraismo é considerado Dualista e o Cristianismo Monoteísta, embora em uma opinião mais apurada percebemos que o Cristianismo é também dualista.

O leitor já deve ter percebido a extrema semelhança entre estes dois sistemas, mas curiosamente há uma semelhança ainda maior quando entra na história Mithra, que nasceu de Anahita, uma mãe virgem e imaculada. Mithra era considerado o Salvador, pois Ahura-Mazda tinha criado-o para ser tão grande e merecedor quanto ele. Há muito mais o que se falar de Mithra, mas neste texto o nosso enfoque é a grande semelhança apresentada entre o Mithraismo e o Cristianismo, que somente com bases históricas dispensa um maior comentário.

Ainda viajando pelo tempo, a Igreja Católica Apostólica Romana enfrentou vários problemas, sendo talvez um dos maiores, o de fazer com que os romanos, que ainda cultuavam deuses antigos e festejavam dias pagãos, passassem a acreditar e cultuar as datas impostas pela "Santa Igreja". Curiosamente, olhando em nosso calendário atual (2001), veremos que a Páscoa terá a sua data no dia 15 de Abril (e sempre está perto deste dia) .

Exatamente neste dia era comemorada pelos romanos a FORDICIDIA. Mas pior ainda foi o que os Cristãos fizeram com a SATURNALIA, originalmente comemorada entre os dias 17-23 de dezembro, mas que costumava ultrapassar esses dias, tendo-se assim mais que 7 dias de festival em homenagem a Saturno, que era o Deus do Semear (da colheita). As comemorações se davam pelo último semear do ano; o festival era de enormes proporções. Como a Igreja não podia conter a SATURNALIA, resolveu-se então colocar na data, que provavelmente era a mais importante para os romanos, o dia do nascimento de seu salvador, isto é, de Cristo.

Entre outras datas festivas que foram incorporadas pela Igreja, está o famoso Halloween, que é dois dias antes do feriado de finados. São infindáveis as "fontes" pagãs as quais os Cristãos incorporaram; talvez isso nos leve a pensar no título do texto: será que realmente vivemos em um mundo Cristão, ou sim em um mundo ainda pagão, mas "mascarado" pelo Cristianismo que nos esconde estes aspectos??!...

O próprio Cristianismo, isto é, o próprio Cristo, nos leva até a Cabala. Vejam esta frase, (que é lembrada com maestria por Aleister Crowley - no Livro de Thoth - editora Madras):
"Nenhum Homem irá ao Pai exceto por mim..." - isso é (cabalisticamente falando), Mercúrio como Chokmah "através de quem somente podemos ter acesso a Kether..." (Ver "Árvore da Vida"). Pretendo com esse texto, fazer com que o leitor reflita sobre qual o "contexto" no qual estamos inseridos e para onde o Novo Caminho pode nos transportar....
É de extrema importância lembrar que este pequeno resumo não abrange todas as datas festivas pagãs. 
O objetivo é mostrar certas incoerências que ainda hoje persistem e parte de uma cultura que foi equivocadamente "pré-julgada" e (quase) esquecida....


(CONT)